Café Aranãs trará para Capelinha exposição "JARDIM ESTAMPADO DE GENTE" de Gildásio Jardim


A empresa Capelinhense, Café Aranãs, em mais um ato de apoio a cultura do Vale do Jequitinhonha e em especial a de Capelinha,  trará a exposição “JARDIM ESTAMPADO DE GENTE”, do artista plástico mineiro, Gildásio Jardim. A exposição ficará durante 30 dias em Capelinha e será itinerante: a mesma passará por escolas, bancos, estabelecimentos comercias e institucionais.

O Artista plástico Gildásio Jardim é professor de Geografia, natural de Padre Paraíso – MG, cidade do médio Vale do Jequitinhonha, esse emergente artista pinta desde os 13 anos de idade quando ainda era morador da comunidade Abelha Brava, na zona rural de sua terra natal.

No início sua pintura era só decorativa: paisagens, flores e animais. Ao ingressar no curso de licenciatura em Geografia pela UNIMONTES, recebe influências acadêmicas que acabam por influenciar sua arte. E ao frequentar o FESTIVALE (Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha), cuja maior característica é o de ser um festival itinerante, lança um outro olhar sobre sua própria realidade.

Dono de uma técnica singular e inovadora, Gildásio Jardim produz pinturas em telas confeccionadas em tecido chita de variadas estampas que são lembranças que povoam seu imaginário desde a infância vivida no meio da gente do sertão do Vale do Jequitinhonha, provocando a fusão dos personagens e as cores de suas vestimentas com a própria tela. Assim, de cada estampa desabrocha um personagem ou uma experiência vivida e/ou sentida da cultura popular. 

A exposição será aberta na noite do dia 27 de junho, no lançamento oficial do JEQUISABOR – Festival Gastronômico e Cultural 2013, que acontecerá no Galpão Cultural Prof.ª  Maria Odeth Sampaio. 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: “JARDIM ESTAMPADO DE GENTE”, do artista plástico Gildásio Jardim, de Padre Paraíso MG;

Local: Exposição itinerante na cidade de Capelinha MG;

Data: de 27 de junho a 27 de julho de 2013;

Curadoria e Monitoria: Tadeu Oliveira;

Apoio Cultural: Programa Canta Minas;

Colaboração: Amba Musical;

Realização: Café Aranãs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s