Diamantina, Turmalina, Araçuaí e Capelinha possuem os melhores IDHM do Vale do Jequitinhonha


Diamantina - MG

As cidades de Diamantina, Turmalina, Araçuaí e Capelinha possuem os melhores índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Vale do Jequitinhonha. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”.

O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. No atlas de 2013, o IDH foi calculado com  base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Segundo o estudo, Diamantina tem IDHM de 0,716, Turmalina IDHM 0,682, Araçuaí IDHM 0,663  e Capelinha IDHM 0,653.

Com base na  analise da tabela de classificação dos Municípios no IDHM 2013, e observando os números acima relacionados podemos concluir que Diamantina é a única cidade do Vale do Jequitinhonha que possui um Alto desenvolvimento Humano,  o restante dos Municípios do Vale variam de Médio e Baixo desenvolvimento Humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s