Turmalina receberá 8º edição do Seminário Visões do Vale, nos dias 05, 06 e 07 de Setembro


Cartaz - divulgação

“Vale do Jequitinhonha: juventudes, participação política e cidadania” é o tema do VIII Seminário Visões do Vale, que diferentemente das edições anteriores, acontecerá em duas etapas, nos dias 5, 6 e 7 de setembro em Turmalina (MG) e no dia 12 em Belo Horizonte (MG). O Seminário é um dos projetos do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha (Proex/UFMG).

Turmalina

Visando a interlocução entre população local, pesquisadores e extensionistas, na primeira parte do evento, em Turmalina, acontecem quatro mesas de discussão. No dia 5 de setembro, após a sessão de abertura, durante a mesa “Juventude e cidadania” serão abordados os temas “Constituição histórica dos direitos de cidadania” e “Juventude, diversidade e desigualdade”.

No dia 6, a mesa “Vozes e visões das juventudes do Vale” vai debater “Juventude e questões de gênero nos fóruns regionais de mobilização social”, “Sucessão e formação da juventude rural do Vale do Jequitinhonha” e “Políticas territoriais e juventude”. Na parte da tarde, a “Mobilização social e participação política dos jovens do Vale do Jequitinhonha”, a “Juventude rural e migração temporária para o corte de cana” e a “Participação dos jovens em espaços sócio-políticos” serão os temas em destaque da terceira mesa “Juventude e participação política no Vale do Jequitinhonha”. Para o último dia, a quarta mesa do evento colocará em debate a indagação “Juventude e políticas públicas: o que dizem os jovens?”.

O evento contemplará, ainda, a realização de grupos de discussão que culminarão em uma plenária e na elaboração da Carta de Turmalina, que deve apontar as necessidades e anseios da juventude local. Também haverá apresentação de trabalhos científicos.

Belo Horizonte

Para a segunda parte do Seminário, que acontece no Campus Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 12, a Pró-Reitoria de Extensão está mobilizando estudantes de diversos cursos da UFMG oriundos dos municípios do Vale do Jequitinhonha para participarem do evento. A programação terá palestras e apresentação de trabalhos científicos.

Fonte: Boletim Informativo do Polo Jequitinhonha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s