Cruzeiro 93 anos de uma história vitoriosa


TEXTO – Gustavo Aleixo

A Maior Torcida de Minas Gerais celebra nesta quinta-feira o orgulho de ser cruzeirense.  Há exatos 93 anos, em um dia 2 de janeiro, um grupo de desportistas italianos se reunia em Belo Horizonte, no Barro Preto, para fundar a Societá Sportiva Palestra Itália, que posteriormente viria a ser mundialmente conhecida como Cruzeiro Esporte Clube.

Os primeiros anos da mais nova agremiação do futebol nacional se mostraram o prenúncio de uma verdadeira máquina de conquistar títulos. Com apenas sete temporadas a equipe palestrina se mostrava a maior do estado conquistando em 1928,1929 e 1930 o tricampeonato estadual.

O nome Palestra Itália começava a ganhar destaque no cenário futebolístico, no entanto, em 1942, o governo federal decretou, em virtude da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, uma lei que proibiu o uso de termos que remetessem a Itália em entidades, instituições e estabelecimentos no país. O promissor Clube do Barro Preto passaria a se chamar Cruzeiro, em referência ao Cruzeiro do Sul, símbolo do país tupiniquim, e deixaria de usar as suas cores originais, o verde e vermelho da bandeira italiana, para ostentar um imponente manto azul estrelado, inspirado na seleção de futebol da Itália. Para a equipe das cinco estrelas, o céu se tornou o limite e o Cruzeiro transcendeu as divisas de Minas Gerais para ganhar o Brasil e depois o mundo.

Com a fundação do Mineirão, em setembro de 1965, dois gigantes se uniam e o Brasil aprendia a admirar um Clube de futebol elegante e vistoso, que não se cansaria de levantar taças e formar grandes talentos para o esporte mundial. A extensa galeria de títulos garantiu ao Maior de Minas, em 2009, a alcunha de Melhor Clube Brasileiro do Século XX, honraria concedida pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela FIFA.

Também pudera, são dois títulos da Copa Libertadores (1976 e 1997), dois da Supercopa (1991 e 1992), um da Recopa (1999), um da Copa Ouro (1995) e um da Copa Master (1995). No âmbito nacional, o time azul foi três vezes campeão brasileiro (1966, 2003 e 2013) e, em quatro outras ocasiões, conquistou a Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003).


foto:Washington Alves

Fora das quatro linhas, o Cruzeiro também é referência em outros esportes. No atletismo, a equipe celeste é a mais vitoriosa do país, reunindo atletas do mais alto nível que a cada fim de semana conquistam mais e mais troféus para o Clube. Nos ginásios, o time de vôlei estrelado vai além, tendo o mundo aos seus pés, após levantar em 2013 o troféu o mundial de clubes, feito inédito para o voleibol nacional.

Em 2014, o Torcedor cruzeirense vislumbra um horizonte ainda mais azul. Credenciado pelo tricampeonato brasileiro conquistado na temporada passada, o Cruzeiro chega a este ano pronto para colecionar novos títulos. Na pauta estrelada estão o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Copa Libertadores, competição continental que a Raposa disputará pela 14ª vez visando, é claro, vencer e chegar mais uma vez ao topo do continente.

A história se prepara para imortalizar novos triunfos cruzeirenses. Aqueles imigrantes italianos, não podiam imaginar, mas naquele 2 de janeiro de 1921, nascia um gigante, dono da maior e mais apaixonada Torcida de Minas Gerais, com mais de 8 milhões de aficionados e um promissor programa de sócio-torcedor, que já reúne 47 mil cadastrados. Um Clube repleto de glórias, que nesta quinta-feira completa 93 anos, e que com a força de uma verdadeira Nação Estrelada, promete continuar a escrever mais e mais páginas heroicas e imortais.
Parabéns a toda a China Azul!!!

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s