Sistema Nacional de Cultura será debatido em Diamantina


Comissão de Cultura quer estimular adesão dos municípios mineiros ao sistema.

Comissão de Cultura estará em Diamantina na segunda (14) - Arquivo/ALMG - Foto:Marcelo Metzker

A interiorização do Sistema Nacional de Cultura será tema de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Diamantina (Região Central do Estado) na próxima segunda-feira (14/4/14). A reunião, solicitada pela deputada Luzia Ferreira (PPS), será realizada a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Praça Conselheiro Mata, 11 – Centro).

“O Brasil ainda enfrenta o desafio de aumentar a destinação de recursos públicos para a cultura, seja nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Em Minas Gerais, é preciso que se construa uma ampla rede de políticas públicas, em atendimento às demandas da sociedade por mais opções de espetáculos e apresentações culturais. Precisamos deixar de encarar a cultura como uma área de menor prioridade e conferir às ações culturais a condição de política pública relevante, inclusive para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por seu caráter transformador e por sua capacidade de preservar as tradições e valores de nossa gente”, justifica a parlamentar.

Em 2013, a Comissão de Cultura esteve em Poços de Caldas, no Sul de Minas; Montes Claros, no Norte de Minas; Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado; Uberlândia e Ituiutaba, no Triângulo Mineiro; Caratinga e Almenara, no Vale do Jequitinhonha; e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O objetivo das reuniões era estimular a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura, na ALMG, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, reforçou que todo o Estado irá aderir ao sistema.

Convidados – Foram chamados a participar da audiência o prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo; o presidente da Câmara Municipal, Maurício da Paixão Maia; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, Cesária Alice Macedo; e o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Walter Cardoso França Júnior.

Fonte: ASSEMBLEIA DE MINAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s