Capelinha: Moradores do bairro Jardim Aeroporto reclamam da falta de rede de esgoto


Reunião Camara Municipal de Capelinha

Os moradores do Bairro Jardim Aeroporto, em Capelinha, vem realizando nos ultimo dias, algumas manifestações exigindo a construção de rede de esgoto no bairro.  

O primeiro ato dos moradores foi no ultimo domingo 12 de abril, quando militantes empunhando cartazes pediam melhores condições sanitárias no bairro.

Na reunião desta segunda  (13/04), na Câmara Municipal de Capelinha, moradores estiveram  presentes cobrando do legislativo atitudes frente a COPASA, os mesmos pendem com urgencia a construção da rede de esgoto. Um dos representantes do grupo  fez o uso da tribuna livre e relatou que havia residências em que moradores estavam tendo que ir em casa de amigos para tomar banho ou até mesmo para fazer necessidades, pois a fossa de sua residência já havia enchido.

Segundo reportagem do Portal Aconteceu no Vale, a Prefeitura de Capelinha emitiu nota na ultima sexta-feira, 10 de abril, informando que apoia os moradores do bairro Jardim Aeroporto pela iniciativa de fazerem a manifestação reivindicando a implantação dos serviços de rede de esgoto em todas as ruas. A Prefeitura também esclareceu que o loteamento Jardim Aeroporto foi criado em 2001 e a partir dessa data apenas fossas sépticas foram construídas no local. A partir de 2005, a COPASA assumiu a responsabilidade de cuidar também dos serviços da rede de esgoto em todos os bairros e ruas da cidade. Dessa forma, a atual administração de Capelinha vem lutando junto à diretoria da COPASA e do governo de Minas Gerais para que as obras de rede de esgoto no bairro Jardim Aeroporto sejam realizadas o mais rápido possível. Ainda segundo a nota, a COPASA chegou a coletar assinaturas dos moradores visando acelerar o início desse serviço, mas o mesmo ainda não começou. A Prefeitura de Capelinha reitera que, além de ser solidária aos moradores, continuará fazendo a sua parte buscando sensibilizar e exigir da COPASA a realização dos serviços de rede de esgoto em todas as ruas do bairro Jardim Aeroporto.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s