Capelinha terá Instituto Federal ainda este ano


.

O Conselho Gestor para Implantação do Campus da UFVJM em Capelinha realizou nesta quarta-feira, dia 13, a primeira reunião formal com o prefeito Zezinho da Vitalina. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito e contou com praticamente todos os integrantes do Conselho Gestor.

A avaliação geral é que o saldo da reunião foi muito positivo, sobretudo porque o Conselho Gestor agora está municiado de informações bastante atualizadas sobre a implantação da UFVJM em Capelinha, já aprovada pela instituição. O início das operações está previsto para ocorrer dentro da terceira etapa do Plano de Expansão Universitária do Ministério da Educação (2015-2018).

INSTITUTO FEDERAL GARANTIDO PARA ESTE ANO

A melhor notícia, entretanto, diz respeito à implantação do campus avançado do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais) em Capelinha. Segundo informou o próprio prefeito Zezinho da Vitalina, o deputado federal Reginaldo Lopes lhe comunicou pessoalmente, em encontro no final do mês de abril em Belo Horizonte, que as aulas do Instituto Federal em Capelinha poderão começar ainda no segundo semestre deste ano. O parlamentar já assegurou a cessão temporária de professores para esta fase de implantação do Instituto, até que haja concurso para a composição do quadro efetivo de docentes.

O município garantiu a contrapartida exigida, ou seja, a destinação de local adequado para o funcionamento do Instituto. Ao que tudo indica, o Instituto ocupará o local onde hoje está o Uaitec (antigo CVT, no bairro Jardim Aeroporto), dependendo apenas de uma vistoria a ser realizada por equipe do próprio IFNMG para averiguação das condições do lugar. O deputado Reginaldo Lopes informou que pretende acompanhar a vistoria.

UFVJM: PLANEJAR OS PRÓXIMOS PASSOS

Em relação à implantação do campus da UVFJM, o Conselho Gestor analisará em sua próxima reunião quais os próximos passos a serem cumpridos, uma vez que novas e relevantes informações foram obtidas a partir da reunião com o Poder Executivo. A criação do Conselho Gestor, conforme comprovou a reunião desta manhã, foi a forma mais adequada de unificar as ações visando a implantação do campus Capelinha dentro do mais breve espaço de tempo.

O Conselho Gestor não tem dúvidas: o campus Capelinha da UFVJM é uma conquista irreversível da população de Capelinha e cidades vizinhas, e sua concretização representará um momento único na história de fé e trabalho da gente do Vale.

Por: João Sampaio MULTIDEIAS / Jornal Acontece

Anúncios

Um comentário

  1. Fico muito orgulhosa do meu município.
    Espero que os capelinheses fiquem de olho na implantação desses dois órgãos tão importante pra nossa cidade.
    Estou longe, mas sempre de olho nas notícias, fico daqui fiscalizando também.
    Obrigada por deixar-me por dentro das notícias de minha querida cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s