Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá como tema a crise hídrica nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri


Falta de Água Vale do Jequitinhonha MG - Foto Reginado Rodrigues

por: Roberta Firmino

A questão da crise hídrica nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri foi aprovada como tema de debate na Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) – a comissão vai atuar ao longo do primeiro biênio da 18ª Legislatura (2015-2016). O requerimento de comissão 4.130 de 2015, solicitando uma audiência pública sobre o caso, foi enviado pelo membro da Comissão Extraordinária das Águas, deputado Doutor Jean Freire (PT), e aprovado no dia 5 de novembro (quinta-feira) em reunião. A assembleia ainda contou com a presença dos deputados Leandro Genaro (PSB), Professor Neivaldo (PT), Noraldino Júnior (PSC) e Douglas Melo (PSC).

A Comissão Extraordinária das Águas tem como objetivos realizar estudos e debates sobre a situação dos recursos hídricos e propor medidas de resolução de conflitos, políticas públicas e atualização de instrumentos legais relacionados ao uso e à proteção das águas. A grave crise hídrica nas regiões do Jequitinhonha e do Mucuri, áreas regularmente atingidas pela seca, vêm gerando fortes impactos em diversos municípios. A cidade de Medina já enviou comunicado de racionamento para a Agência Reguladora de Água e Esgoto (Arsae – MG) e Itambacuri atualmente pratica cortes na distribuição do recurso. Além disso, outros 15 municípios do Estado situados nos Vales se preparam para encaminhar seus planos de racionamento à Arsae – MG.

Confira abaixo quais são:

Vale do Jequitinhonha:
– Angelândia
– Aricanduva
– Berilo
– Capelinha
– Chapada do Norte
– Distrito de Extração/Diamantina
– Itinga
– Jacinto
– José Gonçalves de Minas
– Leme do Prado
– Novo Cruzeiro
– Turmalina
– Veredinha

Vale do Mucuri:
– Ataleia
– Ouro Verde

FONTE: Boletim Informativo do Polo Jequitinhonha – UFMG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s